04/12/2014 às 10h54min - Atualizada em 04/12/2014 às 13h10min
Mario Almir Dourado - Barra do Mendes(BA)
TAMANHO DA FONTE A- A+
Queimada do Rufino realiza Tarde Cultural
No dia 29 de novembro a comunidade de Queimada do Rufino realizou uma Tarde Cultural, organizado pelo GRUPO ATER MULHER, com a participação de grupos de Santo André e das comunidades quilombolas de Antarí, Volta do Abdon e Canarina.

Queimada do Rufino realiza Tarde Cultural

 

No dia 29 de novembro a comunidade de Queimada do Rufino realizou uma Tarde Cultural, organizado pelo GRUPO ATER MULHER, com a participação de grupos de Santo André e das comunidades quilombolas de Antarí, Volta do Abdon e Canarina. O evento foi realizado em praça pública e foi bastante concorrido, com a população da comunidade de Queimada do Rufino e comunidades circunvizinhas participando ativamente das festividades.

A tônica da Tarde Cultural foi resgatar a cultura quilombola e as manifestações populares tradicionais da região serrana de Barra do Mendes, com cada uma das comunidades citadas realizando apresentações que encheram os olhos da platéia.

O evento foi aberto com a execução do Hino Nacional e depois uma apresentação de cordel. Em seguida, participantes do GRUPO ATER MULHER (é assim mesmo que se escreve) apresentou a Dança Afro Raios da Liberdade. A extensa programação ainda contou com as apresentações da Banda de Pífano de Antarí, Peneira Fubá com as mulheres de Queimada do Rufino, Cantoria do Pilão, Maculelê de Volta do Abdon, Batuque das Mulheres de Queimada do Rufino, Grupo de Dança Senegal com os alunos do Colégio de Antarí, Grupo de Santo Reis de Canarina, Dança do Waka Waka de Antarí, Batuque do Bode de Queimada do Rufino, apresentação de capoeira com alunos de Santo André, Queimada do Rufino e Santo André e o encerramento das apresentações com a Turma do Boi de Mariá, que reuniu toda a comunidade de Queimada do Rufino.

Depois das apresentações foi servido um lanche para todos os participantes e começou o forró com Chico da Barrinha e Sua Sanfona.

O evento, organizado pelo GRUPO ATER MULHER e com a participação de Dalva, foi realizado pela primeira vez e foi um sucesso total. Segundo Dete (uma das organizadoras do evento), pelo sucesso alcançado o grupo estará realizando a Tarde Cultural no ano que vem e traçará um cronograma para que possa ser realizado todos os anos, tornando-se assim mais uma festa de tradição da região serrana, onde se procurará resgatar as tradições serranas, em especial das comunidades quilombolas.


 




LINK DA NOTÍCIA - ESPALHE POR AÍ!
Campartilhar essa Notícia:




  OUTRAS NOTÍCIAS
24/08/2017 - CULTURA CONTRATA MAESTRO GERRY PARA COMANDAR A FILARMÔNICA LIRA BARRAMENDENSE
21/08/2017 - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA REALIZA NOVA TOMADA DE PROPOSTAS PARA A AGRICULTORES EM PONTA DA VÁRZEA
21/08/2017 - BARRA DO MENDES COMEMOROU 59 ANOS DE UMA FELIZ CIDADE
31/07/2017 - FOI UMA GRANDE FESTA A ABERTURA DA 3ª COPA DE FUTSAL DE BARRA DO MENDES
27/06/2017 - ENCERRAMENTO DO FORRÓ NA FEIRA FOI UM SUCESSO
23/06/2017 - SÃO QUASE UM MILHÃO DE REAIS LIBERADOS PARA A AGRICULTURA EM BARRA DO MENDES EM 2017
22/06/2017 - PAIS E AUTORIDADES DISCUTEM COMPORTAMENTO DA JUVENTUDE
17/06/2017 - PREFEITURA INAUGURA PRAÇA EM VOLTA DO ABDON
12/06/2017 - ABERTURA DO FORRÓ NA FEIRA
25/05/2017 - PREFEITO GALEGO PARTICIPA DA REUNIÃO DO CONSÓRCIO DA SAÚDE PARA TRATAR DA POLICLÍNICA DE IRECÊ

Rua Alvaro Campos de Oliveira, 168 - Centro
44990-000

Fone: +55 74 3654-1109

Página Inicial

Juridico
A Cidade

A Prefeitura

Gabinete do Prefeito

Notícias

Galeria de Imagens
Ass. Social

Junta Militar

Transparência

Esporte

Meio Ambiente
Enquete
0

Excelente
Bom
Regular
Péssima
© 2013 - 2017 Prefeitura Municipal de Barra do Mendes - Todos os direitos reservados Bastos & Rodrigues.